Estados também serão responsáveis por auditorias do Sisbov

Publicado em: 06/05/2008 08:56 | Categoria: Geral

Agora, além dos fiscais federais agropecuários do Mapa, médicos veterinários habilitados dos órgãos de defesa agropecuária dos estados e do Distrito Federal poderão avaliar o sistema de certificação e os procedimentos das certificadoras credenciadas para verificar as conformidades de acordo com as normas do Sisbov, constantes na Instrução Normativa nº 17 de 2006.

Treinamento

No início de abril, cerca de 200 fiscais do Mapa e dos órgãos executores do Serviço de Defesa Agropecuária dos estados participaram do treinamento para aprimorar o conhecimento das normas do Sisbov. Eles tiveram 24 horas de aulas teóricas e a capacitação prática, com duração de 16 horas, foi realizada em campo, nos seis estados habilitados a exportar carne para a UE.

O treinamento da primeira turma de auditores do Sisbov terminou no último dia 24. Os fiscais, treinados nessa primeira etapa, atuarão como monitores das novas turmas de auditores. O objetivo é capacitar o maior número de fiscais para trabalhar nas auditorias dos Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) e, com isso, retomar o fluxo de comércio de carnes com a UE.

Fonte: Mapa