Bovinos passam a ser monitorados pela internet

Publicado em: 07/02/2008 09:53 | Categoria: Geral

Os técnicos explicam que, antes de o animal chegar ao frigorífico, sua saída da fazenda já terá sido registrada no banco de dados do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). As atualizações podiam ser feita em até 72 horas.

O trânsito entre fazendas também deve ser documentado em tempo real por meio da GTA eletrônica. O sistema de identificação de bois e búfalos – tão ou mais rígido que o aplicada à população – cria uma réplica numérica do rebanho, que acompanha cada movimento dos animais.

A GTA eletrônica não deve implicar em alterações na rotina das fazendas ou dos frigoríficos, uma vez que a versão do documento em papel continuará sendo emitida. A exigência é que o impresso seja igual ao eletrônico e permita a consulta do histórico sanitário de cada animal, identificado por um código de barras.

No Paraná, as GTAs eletrônicas serão emitidas pelas 131 unidades (escritórios próprios) e 211 subunidades (postos em prefeituras, sindicatos) da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), afirma o diretor do Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis), Silmar Burer.

Ele conta que o estado já trabalhava com um sistema de dados eletrônicos e vai sentir poucas mudanças.

Fonte: Gazeta do Povo