Suspensa a comercialização de abatedouro de aves em duas cidades de São Paulo

Publicado em: 01/02/2008 09:33 | Categoria: Geral

A suspensão foi aplicada depois que os próprios funcionários do abatedouro denunciaram que a empresa adicionava água acima dos 20% permitidos pela legislação, no caso de frango temperado. A decisão de suspender a comercialização foi uma medida cautelar em defesa do consumidor.

A Frango Forte já havia apresentado, em outros anos, problemas dessa natureza na sua linha de produção e, por isso, está submetida agora ao regime especial de fiscalização. Para que o abatedouro volte a comercializar seus produtos, é necessária, entre outras medidas, a revisão de todos os programas de autocontrole e registros dos monitoramentos realizados nos últimos dois meses.

Fiscais federais agropecuários estão na empresa coletando amostras para análise. Caso seja constatada a fraude, a Frango Forte poderá ser autuada, multada e o processo será encaminhado ao Ministério Público, onde os proprietários da empresa responderão civil e criminalmente pela fraude.

Limite de água permitido - O percentual máximo permitido de água que as aves in natura comercializadas podem absorver durante o processo de resfriamento é de 6%. No caso de carne temperada, além dos 6% absorvidos, o abatedouro pode adicionar até 20% de salmoura (água com tempero) em frangos e 25% em perus.

Em caso de desconformidade, os consumidores podem denunciar o fabricante por meio do telefone 0800 704 1995 da ouvidoria do Mapa.

Fonte: Mapa