1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Brasil e Angola discutem projetos conjuntos em pecuária de leite


Publicado em: 22/01/2008 10:19 | Categoria: Geral

 



Há alguns anos técnicos da Embrapa Gado de Leite, unidade da Empresa  Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos institutos de Agronomia e Veterinária da Angola têm se encontrado para discutir um acordo de cooperação técnica entre as instituições.

 “Temos muito que aprender com a África, continente de origem das principais gramíneas tropicais utilizadas na pecuária de leite brasileira”, diz Martins. Segundo ele, entre as ações a serem realizadas futuramente estão pesquisas a respeito das gramíneas africanas.

Outra ação importante que deve surgir é o treinamento de técnicos africanos por pesquisadores brasileiros por meio de cursos de capacitação. Os cursos seriam realizados tanto no Brasil quanto na África e os técnicos seriam multiplicadores de tecnologia em seu país.

A Angola é hoje o principal mercado para o leite brasileiro no continente africano. Martins diz que o país tem um enorme potencial para adquirir insumos agropecuários produzidos no Brasil. Além disso, com a expansão da pecuária angolana, o país pode se tornar um grande comprador da genética bovina desenvolvida no Brasil, já que as condições climáticas dos dois países são bastante semelhantes.

Atualmente, a pecuária na Angola quase inexiste. O leite é um produto raro e caro. O país, que sofreu com 27 anos de guerra civil, teve sua agricultura dizimada. No entanto, a Angola é bastante rica em petróleo, diamante e minério de ferro. Uma riqueza suficiente para erguer a agricultura angolana se investimentos em pesquisa e tecnologia forem destinados para esse fim.


Fonte: EMBRAPA

Galeria

Voltar
Top