Papéis da Sadia e da Perdigão terão novo ano de alta, dizem corretoras

Publicado em: 14/01/2008 10:18 | Categoria: Geral

Enquanto os demais frigoríficos precisam convencer europeus e russos de que a carne de boi brasileira é saudável, a Sadia e a Perdigão já superaram os efeitos negativos da crise aviária de 2006, que fechou mercados e impôs pesadas perdas às empresas. Para se ter uma idéia, a exportação de carne de frango "in natura" foi o principal item da pauta de carnes brasileira no ano passado.

De janeiro a novembro, esse produto rendeu embarques de 3,8 bilhões de dólares – um incremento de 43% sobre o mesmo período do ano passado. Em contraste, a carne bovina "in natura" representou 3,236 bilhões de dólares, com alta de 12,6%. Esse item foi bastante prejudicado pela campanha negativa movida pelos produtores europeus, o que fez com que o setor encerrasse o período de junho a novembro com exportações 4,54% menores que no mesmo intervalo de 2006.

No mercado interno, Sadia e Perdigão foram também favorecidas pelo aumento da renda e do consumo. No acumulado até setembro, por exemplo, a receita bruta da Sadia avançou 17%. O lucro líquido, no mesmo período, saltou 156%, de 153,648 milhões de reais para 393,896 milhões.

Refletindo a recuperação operacional, os papéis fecharam o ano em alta. Entre o primeiro e o último pregão do ano passado, as ações ordinárias da Perdigão subiram 47,60%. Já as preferenciais da Sadia – as mais negociadas da empresa – encerraram com valorização de 39%. No mesmo período, o Ibovespa, principal indicador do pregão paulista, acumulou ganhos de 43%.

A tendência de valorização desses papéis deve continuar em 2008. O cenário do setor continua favorável, tanto no exterior, quanto no Brasil. "Deve crescer o consumo de carne branca nos Estados Unidos, porque a carne bovina está cada vez mais associada aos problemas de obesidade", diz Peter Ping Ho, analista da corretora Planner.

No Brasil, a expansão da renda e do nível de emprego deve elevar a massa salarial e, por tabela, a renda disponível para consumo. "Além disso, a Sadia e a Perdigão estão cada vez mais focadas em produtos processados", diz Rafael Cintra, analista da Link Corretora.

A Link projeta uma cotação de 56 reais para as ordinárias da Perdigão no fim do ano. O valor representa uma alta de 23% sobre o fechamento da última quinta-feira (10/1). Para a Sadia, a expectativa é de 13,20 reais para as preferenciais – um incremento de 29% sobre a quinta-feira.

Fonte: Avi Site