Paraná vai sediar Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Agroecologia

Publicado em: 09/01/2008 09:15 | Categoria: Geral

O Paraná venceu a disputa com o estado de Goiás e o Distrito Federal para sediar os congressos. A realização do encontro nacional e latino-americano representa o “ponto alto” do intercâmbio de informações, experiências e divulgação de pesquisas em agroecologia. Nesse encontro estarão as lideranças brasileiras e latino-americanas mais respeitadas do setor, Organizações Governamentais e Não-Governamentais, representantes dos governos federal, estadual e municipais, universidades. “Será o momento de avaliação dos avanços da Agricultura Agroecológica e quais os desafios que terá pela frente. E ainda de intercâmbio de experiências”, disse o secretário.

Bianchini ressaltou que essa escolha caracteriza o Estado como referência na produção agroecológica em nível internacional. Ele atribui essa vitória a ações do governo estadual como a luta pela valorização da soja convencional, a criação do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), que funciona no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. E também aos esforços da extensão rural e da pesquisa em apoiar o cultivo da agricultura orgânica, com a oferta de técnicas e variedades novas.

“Como o Paraná é um estado onde predomina a pequena e média propriedade e a Agricultura Familiar, que tem a preocupação de agregar mais valor à produção respeitando o meio ambiente, o cultivo da agroecologia teve boa repercussão junto ao agricultor”, avaliou Bianchini. “Para o estado, é importante que se conheça o que está sendo feito aqui no campo da agroecologia e o que está previsto para o futuro”, acrescentou.

Bianchini ressaltou que a agroecologia ganhou peso no Estado com a recém-criada Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica que está elaborando um Plano Estadual para o setor. “Esperamos dar um impulso a esse setor respaldado pelo avanço das pesquisas”, disse.

Atualmente o Paraná tem forte presença da produção de legumes e verduras orgânicas nas regiões dos cinturões metropolitanos. E destaca-se também na produção de soja, café, frutas, cachaça, açúcar mascavo e erva-mate. O estado conta com aproximadamente 5.000 produtores, responsáveis por uma produção de 94 mil toneladas de produtos e a área cultivada atinge 14 mil hectares no Estado.

Para o diretor-presidente do CPRA, Airton Brisolla, a realização do congresso no Paraná será uma oportunidade de integração entre instituições e pessoas que trabalham com agroecologia. “Certamente profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes dos governos e das ONGs vão se conhecer melhor, vão estabelecer um diálogo de parceiros”, destacou. Para Brisolla é importante repartir esforços para buscar soluções conjuntas para os entraves que retardam e dificultam uma maior aceitação da agroecologia nos vários setores envolvidos com a produção agrícola e o meio ambiente.

Fonte: SEAB