Mapa altera modelo de guia de trânsito de animais

Publicado em: 27/07/2006 09:50 | Categoria: Geral

O novo modelo de GTA também atende recomendações de missões internacionais que visitaram o Brasil. O modelo anterior, editado em janeiro de 1995, perderá a validade em janeiro de 2007.

As novas guias serão impressas em fundo de segurança que não permite cópia e com inscrições em tinta invisível, reagente à luz ultravioleta. O número do controle gráfico do formulário terá seqüência única por Estado e a impressão deverá seguir a numeração das guias fornecidas pelas superintendências.

Segundo o diretor de programas da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Jorge Caetano, a alteração da GTA corrige falhas técnicas e dificulta fraudes. “Essa reformulação introduz melhoras que vão refletir na operacionalização da emissão do documento e possui elementos de segurança que vão impossibilitar ou reduzir os riscos de fraudes”.

Além de alterar o modelo, o Mapa não vai mais exigir o GTA para transporte de cães e gatos. Em caso de viagem, por exemplo, os proprietários agora precisam apresentar atestados sanitários emitidos por um médico veterinário com registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária comprovando a saúde dos animais.

A instrução normativa que define o novo modelo de GTA foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (24/07).

Fonte: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento