Domingo é dia do XII ENCP

Publicado em: 26/07/2006 09:38 | Categoria: Geral

Na opinião do presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai, “o exame nacional é um mecanismo do Sistema CFMV/CRMVs para selecionar melhor os profissionais que ingressarão no mercado de trabalho”. No Paraná ao todo estão inscritos 431 candidatos, que farão as provas em Campo Mourão, Londrina, Palotina, Curitiba, Arapongas, Maringá, Umuarama, Bandeirantes e Guarapuava.

“Estamos sendo consultados por outros conselhos de classe sobre a forma de implementação do Exame Nacional de Certificação Profissional, a exemplo do que ocorre com o Exame de Ordem, estabelecido pela OAB”, pontua Masaru Sugai.

Instituído em 2001, por intermédio da Resolução CFMV 691, o ENCP é um processo destinado à comprovação dos conhecimentos obtidos pelos profissionais diplomados em Medicina Veterinária. São 200 questões objetivas distribuídas em três grandes áreas: Medicina Veterinária; Produção Animal, Agronegócio e Meio Ambiente; e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Inspeção e Tecnologia em Alimentos. “A mesma prova é aplicada em todo o Brasil e a média nacional de aprovação é menos de 50%”, informa o presidente do CRMV-PR, acrescentando que “esse é um momento para refletirmos sobre critérios mais rigorosos na autorização e reconhecimentos de novos cursos pelo Ministério da Educação. A diferença da aprovação das universidades é grande. Algumas como a UEL e UFPR chegam a aprovar até 99% dos alunos, outras não ultrapassam os 10%”. Atualmente, são 16 instituições de ensino superior que oferecem graduação em Medicina Veterinária no Paraná.

Segundo dados do CRMV-PR, existem hoje 7.177 médicos veterinários inscritos no Estado, destes 5.199 estão ativos na profissão.