Paraná sobe no ranking e já é o segundo maior produtor de leite

Publicado em: 18/12/2007 10:45 | Categoria: Geral

Os três municípios juntos foram responsáveis por uma produção de 340 milhões de litros. Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, hoje as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, onde predomina a Agricultura Familiar, respondem por 49% da produção estadual de leite.

A pesquisa do IBGE destaca que em 2006 o Brasil produziu 25,4 bilhões de litros de leite, que correspondeu a um aumento de 3,4% sobre a produção do ano anterior. Desse total, o Paraná participou com uma produção de 2,7 bilhões de litros, passando à segunda colocação depois do estado de Minas Gerais, que produziu 7,09 milhões de litros de leite.

No ano anterior, em 2005, o Paraná havia produzido 2,51 milhões de litros de leite, o que demonstra uma elevação de 19 milhões de litros de leite no último ano. “Isso mostra que a pesquisa apontou um crescimento acima do dobro da média nacional. Enquanto a produção brasileira cresceu 3,4% em 2006, a produção paranaense cresceu 7,3% no mesmo período.

Bianchini atribui esse crescimento à atividade da Agricultura Familiar que elegeu a modalidade integração lavoura-pecuária como principal geradora de renda na propriedade. Os agricultores familiares vêm se destacando com uma produção de leite a pasto, de baixo custo e a organização em cooperativas para comercialização da produção.

“Também estão viabilizando essa atividade as políticas públicas do governo estadual e federal com estímulos de crédito crescentes para a atividade”, disse Bianchini.

Depois do Paraná, vêm os estados do Rio Grande do Sul, com uma produção de 2,62 milhões de litros, e Goiás com uma produção de 2,61 milhões de litros de leite, aponta o IBGE. Segundo o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Simioni, o rebanho leiteiro do Estado já atingiu 2,5 milhões de cabeças e é uma atividade presente na vida de 100 mil produtores e 377 laticínios com inspeção federal, estadual e municipal.

Para Simioni, a região Sudoeste do Paraná tem tido um crescimento considerável na produção de leite, graças à expansão da Agricultura Familiar. O município de Francisco Beltrão foi responsável por uma produção de 35,34 milhões de litros de leite no ano, enquanto que Capanema produziu 22,9 milhões de litros de leite.

A maior produção localiza-se na região Oeste com uma produtividade de 2.496 litros por vaca/ano. O maior município produtor de leite do Brasil e do Estado, Castro é conhecido como Centro de Referência em Bovinocultura Leiteira, onde em algumas propriedades a produtividade dos animais atinge até oito mil litros de leite por vaca/ano, equiparando-se aos países maiores produtores de leite do mundo.

Fonte: SEAB