CFMV realiza última Câmara de Presidentes de 2007

Publicado em: 17/12/2007 10:26 | Categoria: Geral

Convidados para participar do evento, o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Inácio Afonso Kroetz, e o diretor do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira da Costa, comentaram sobre a modernização do sistema de inspeção de produtos de origem animal, a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária Produtos de Origem Animal (Riispoa) e o novo papel dos responsáveis técnicos nas indústrias de alimentos. Uma das principais mudanças é a substituição - onde couber - da figura do fiscal federal agropecuário de forma permanente nos estabelecimentos beneficiadores de alimentos por auditorias aleatórias e periódicas. Ainda está prevista maior responsabilidade dos responsáveis técnicos pela qualidade de matérias-primas recebidas e dos produtos finais vendidos pelas indústrias de alimentos.

A participação de representantes do Ministério da Agricultura na Câmara Nacional de Presidentes possibilitou um canal de debate entre a entidade responsável pela formulação da política agrícola do País e os médicos veterinários e zootecnistas.

Também durante o evento, o CFMV apresentou as atividades realizadas no exercício de 2007 através de suas comissões técnicas (Ensino da Medicina Veterinária, Residência Médico-Veterinária, Biotecnologia e Biossegurança, Mista de Especialidades, Saúde Pública Veterinária; Ética, Bioética e Bem-Estar Animal). O CFMV também conta com representações em fóruns, comitês e câmaras setoriais. São eles: Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhos da Área da Saúde, Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde, Fórum Permanente do Mercosul, Conselho Nacional de Saúde, Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de Identidade e Certificação de Origem Bovina e Bubalina, Câmara Setorial de Toxicologia, Comitê Consultivo de Resíduos e Contaminantes e Comissão Intersetorial de Vigilância Sanitária.

A Câmara Nacional de Presidentes foi criada por meio da Resolução CFMV 669/2000, com o objetivo de assessorar o plenário do CFMV. Cabe à Câmara Nacional de Presidentes discutir assuntos relativos à fiscalização do exercício profissional e elaborar estudos e proposições de medidas que visem à defesa e ampliação do mercado de trabalho, bem como a valorização profissional através do aprimoramento técnico e remuneração condigna de todos os médicos veterinários e zootecnistas.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-PR / CFMV