Saúde Única
6 de julho - Dia Mundial das Zoonoses
Hoje, 6 de julho, é um dia dedicado à conscientização sobre as zoonoses – doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos, como esporotricose, raiva, leishmaniose, leptospirose, brucelose, toxoplasmose, mormo e doença da vaca louca.
Essas zoonoses são transmitidas por microrganismos por contato com os animais, suas secreções, arranhões e mordidas, especialmente por animais sem assistência de médicos-veterinários, por vetores ou por alimentos de origem animal de não fiscalizados pelos Serviços de Inspeção Oficiais.
E qual é o papel dos profissionais?
• Médicos-veterinários atuam na prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dessas doenças em animais, protegendo assim a saúde pública.
• Zootecnistas contribuem por meio do manejo adequado na criação animal, melhoramento genético e nutrição, que contribuem para o bem-estar dos animais nas criações.
A saúde animal, humana, vegetal e ambiental estão interconectadas na Saúde Única. Por isso, reconhecer o trabalho desses profissionais é essencial para um mundo mais saudável para todos.