1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Simpósio de Saúde Única abordará a relação da água com as pandemias e a resistência aos antimicrobianos


Publicado em: 13/10/2020 16:00 | Fonte/Agência: Sistema CFMV/CRMVs | Categoria: Saúde Única

 


A crise hídrica mundial já está próxima de se tornar realidade e vem trazendo grandes desafios para a humanidade, afinal, o surgimento de pandemias, queimadas e bactérias multirresistentes está diretamente relacionado à má gestão da água e do ecossistema. Com o objetivo de estudar estratégias que possam evitar ou amenizar esses problemas, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), em parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realiza nos dias 3 e 4 de novembro o II Simpósio Internacional de Saúde Única e o IV Simpósio Paranaense de Saúde Única, com o tema “Água: o sangue da Terra”.

“A água é realmente o sangue da Terra, é ela que abastece e mantém o equilíbrio de todo o ecossistema. Somente com sustentabilidade e a redução de resíduos na água conseguiremos manter a saúde humana e animal”, alerta Cláudia Pimpão, presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-PR, organizadora do evento.

A iniciativa integra a campanha nacional do Sistema CFMV/CRMVs do Dia do Médico-Veterinário, que valoriza a atuação profissional na saúde dos animais, do meio ambiente e dos seres humanos. Serão dois dias de evento – on-line e gratuito – com 11 palestras ministradas por pesquisadores e especialistas de universidades renomadas mundialmente.

Para Rodrigo Mira, presidente do CRMV-PR, o simpósio se torna ainda mais relevante ao unir problemas atuais com a atuação dos médicos-veterinários e a crescente inserção profissional na saúde pública. “Em um ano da história contemporânea em que a saúde pública sofreu inúmeros questionamentos e transformações, a Medicina Veterinária se apresentou como protagonista, alavancando e fortalecendo ainda mais o conceito de saúde única”, destaca.

Programação

Na palestra magna, Jake O’Brien, da Aliança para Ciências da Saúde Ambiental de Queensland (Austrália), abordará o papel que a análise de águas residuais teria na luta contra a resistência aos antimicrobianos (AMR, na sigla em inglês). Ainda no primeiro dia, no módulo “Simplesmente água”, será apresentada a correlação da água com a gestão dos grandes centros urbanos e a importância da sustentabilidade.

A AMR abrirá o segundo dia de simpósio, abordando o impacto que o uso irracional de antibióticos tem causado ao meio ambiente e como isso afeta diretamente a saúde humana. Para finalizar, será esclarecido como surgem as pandemias e como a sociedade pode estar mais preparada para enfrentar novas zoonoses no futuro.

Lançamento do Guia de Bolso de Leishmaniose Visceral

O Guia de Bolso de Leishmaniose Visceral, que será lançado pelo CFMV durante o seminário, visa municiar os médicos-veterinários e demais profissionais de saúde com informações técnicas sobre a doença. A publicação aborda desde os aspectos clínicos no cão e no ser humano às ações de vigilância, prevenção e controle, e tem o objetivo de uniformizar o conhecimento sobre essa grave zoonose por meio de uma visão de saúde única.
 



Inscrição

O simpósio é gratuito e aberto a acadêmicos e profissionais de todas as áreas. Para conferir a programação e se inscrever, acesse o link de cada módulo:

Palestra Magna – 3 de novembro, às 8h30

Simplesmente Água – 3 de novembro, às 14h

Resistência aos Antimicrobianos (AMR) e suas Interfaces - 4 de novembro, às 9h

Pandemias – Ontem, Hoje e Amanhã – 4 de novembro, às 14h


Voltar
Top