3. Fiscalização
Fiscalização

Ferramenta digital desenvolvida pelo CRMV-PR é apresentada no I Encontro Sistema de Fiscalização

Publicado em: 15/04/2022 15:00 | Categoria: Fiscalização

O Sistema de fiscalização (Inofisc), criado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), em parceria com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Grupo de Trabalho de Fiscalização Federal, foi apresentado aos coordenadores de fiscalização dos conselhos regionais de todo o Brasil, no I Encontro Sistema de Fiscalização, em Brasília,realizado nos dias 12 e 13 de abril.

Estiveram presentes no encontro o secretário-geral, Leonardo Nápoli, o médico-veterinário Fiscal Rafael Stedile e o assessor de análise de desenvolvimento de sistema, Vanderley Barden, que atuou na programação do sistema.

O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, afirmou que o momento é especial e mostra como a sua gestão está atenta às necessidades dos regionais e busca soluções para beneficiar o Sistema CFMV/CRMVs.

“A nossa chapa era Inovação e Transparência. Estamos a cada dia inovando e, hoje, entregamos mais um produto, com total transparência, responsabilidade e ética profissional”, afirmou, agradecendo o empenho do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) e a parceria do regional do Paraná, onde a ideia começou.

Processo de implementação

Lançado no Paraná, em dezembro de 2021, o Inofisc foi desenvolvido com objetivo de digitalizar e modernizar o processo de fiscalização, bem como padronizar os formulários para todos os regionais e agilizar o preenchimento dos documentos no decurso das ações de fiscalização.

Weber Bueno de Lima, agente de fiscalização, em Londrina, no Paraná, foi quem batizou o nome do sistema. “Inofisc é a soma das palavras inovação e fiscalização, cuja intenção é trazer esse conceito não somente para a fiscalização, mas também para rotina desses profissionais na construção da classe médico-veterinário e zootecnista cada dia melhor e mais eficiente”, explica.

Josemar Tadeu de Campos, coordenador de fiscalização que atua no CRMV-PR, em Pato Branco, foi o primeiro fiscal a participar do processo de criação e testar o Inofisc, que agora ganha ainda mais força e alcança todo o Brasil.

“Desde o princípio todos os Agentes de Fiscalização e Assessoria Técnica, abraçaram o projeto, fizeram o maior número de testes e sugestões. Esse trabalho em conjunto fez com que o projeto se tornasse realidade e, em menos de um ano, tivemos êxito no Paraná e apresentassemos um sistema funcional que pudéssemos compartilhar com outros regionais”.

Melhorias, resultados e expansão da plataforma

Antes as fiscalizações em estabelecimentos duravam aproximadamente uma hora, com a implantação do novo sistema agora levam em torno de 40 minutos. De dezembro de 2021 a 13 de abril de 2022, no total, já foram lavrados 1.670 documentos (digital e físico), sendo 1.624 foram digitais (97%).

Durante os dois dias de evento, 32 coordenadores e fiscais de CRMVs de todo o Brasil receberam treinamento para o seu uso, com apresentação de casos.Na próxima semana, os agentes de fiscalização do Brasil receberão tablets do CFMV, o que permitirá o uso do novo sistema em seus estados até o final do ano.

Crédito da imagem: Josemar Aragão /CFMV