1. Home
  2. Notícias

Artigo aponta que adestramento de cães tem impacto na adoção definitiva


Publicado em: 07/09/2020 14:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR

 


Os problemas comportamentais estão entre as principais causas de abandono de cães e gatos. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem aproximadamente 30 milhões de animais em estado de abandono, o que, além de os colocar em situação vulnerável, impacta de maneira negativa na saúde pública e no meio ambiente.

Neste sentido, os abrigos possuem um papel importante de recolher os animais e encaminhá-los para adoção; no entanto, muitos deles acabam voltando às ruas. Uma das alternativas encontradas para aumentar o índice de adoções definitivas é a reabilitação comportamental, em que os cães aprendem comandos básicos e se tornam mais adaptáveis a novas situações.

Para entender se este método realmente tem impacto, os médicos-veterinários Luciana Galeb, Alexander Biondo e Cláudia Pimpão realizaram um estudo com animais de uma instituição de Curitiba. A metodologia e o resultado estão descritos no artigo “Acelerando as adoções com menos devoluções - Avaliação do temperamento e adestramento dos cães impactam em mais adoções definitivas”.

Clique aqui para acessar.


Voltar
Top