1. Home
  2. Notícias
  3. Fiscalização
Fiscalização

CRMV-PR realiza treinamento de fiscais em defesa do bem-estar animal


Publicado em: 02/08/2019 16:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Fiscalização

 


Gatos estressados, cachorros com o corpo esquelético, alimentos vencidos, ambiente úmido e inadequado para comportar animais de estimação são alguns fatores que influenciam no bem-estar animal. Estes exemplos foram apresentados pela médica veterinária Janaína Hammerschmidt - integrante da Comissão de Medicina Legal do CRMV-PR, da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) e fiscal ambiental da Prefeitura de Pinhais – em palestra de capacitação a assessores técnicos e fiscais do CRMV-PR em defesa do bem-estar animal, nesta quinta-feira (31).

A palestra “Avaliação das condições de manutenção dos animais em abrigos, canis e gatis” auxilia os fiscais a identificar situações de irregularidade durante as fiscalizações. Para isso, Hammerschmidt recordou o conceito de bem-estar animal, que não pode ser reduzido à saúde dos animais. “O conceito engloba três esferas: a parte física do animal, comportamental e psicológica”, relembra a fiscal.

Durante a discussão, a palestrante enfatizou também o papel dos agentes de fiscalização em cobrar dos estabelecimentos que as cinco liberdades dos animais sejam preservadas. “É um guia de campo que garante a manutenção da vida dos animais, tais como: liberdade nutricional, sanitária, psicológica, comportamental e ambiental”, finaliza.


Voltar
Top