1. Home
  2. Notícias
  3. Comissões
Comissões

CRMV-PR marca primeiro Dia Mundial da Segurança dos Alimentos com ações


Publicado em: 07/06/2019 15:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Comissões

 


A Comissão de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (CTIPOA) e a Comissão de Saúde Única (CESU) do CRMV-PR programaram uma série de ações para divulgar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado pela primeira vez neste 07 de junho de 2019.

A data foi proclamada oficialmente em dezembro do ano passado, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com a publicação da Resolução 73/250. O objetivo é orientar a população sobre os inúmeros benefícios da segurança dos alimentos e inspirar ações que venham a prevenir, detectar e gerenciar os riscos transmitidos por alimentos, contribuindo para a segurança alimentar, saúde humana, desenvolvimento econômico, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.

Ainda hoje, aproximadamente uma em cada dez pessoas no mundo adoece depois de consumir alimentos contaminados. A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 600 milhões de pessoas adoecem e 420 mil morrem a cada ano por ingerir alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas ou substâncias químicas.

Este dia internacional é uma oportunidade para fortalecer os esforços realizados para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros. Se você produz, processa, vende ou prepara alimentos, então você tem um papel na manutenção da segurança. Todos, ao longo da cadeia alimentar, são responsáveis pela segurança dos alimentos.

Ações do CRMV-PR

Neste sentido, a CTIPOA e a CESU se uniram para orientar médicos veterinários e zootecnistas do estado do Paraná sobre a importância da sua atuação nesta área. Além disso, os grupos estão trabalhando ativamente para orientar a sociedade sobre segurança alimentar. Nesta sexta-feira, o núcleo de médicos veterinários do município de Guarapuava e a CTIPOA estarão auxiliando a população a ler os rótulos dos produtos em um comércio local.

“Vamos falar sobre o papel do médico veterinário e do zootecnista na sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos. E também ensinar o consumidor a ler a rotulagem, entender o que cada item significa e o que é obrigatório, divulgando a importância do selo de inspeção e outros fatores que ele deve se atentar na hora de adquirir o alimento”, destaca a médica veterinária Ana Lúcia Menon, presidente da CTIPOA.

Na terça-feira, dia 4, Menon também orientou os profissionais durante o Seminário Básico de RT realizado no município, e na tarde de ontem concedeu entrevista à rádio local para divulgar as informações sobre o dia.

Mais informações: https://wfsd.panaftosa.org/pagina-principal/


Voltar
Top