1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

ONU alerta: não há tempo a perder na luta contra a resistência antimicrobiana


Publicado em: 30/04/2019 11:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta segunda-feira, 29, um relatório alarmante que aponta a necessidade de ações imediatas para evitar uma crise de grandes proporções de resistência a medicamentos.

De acordo com o disposto no documento, se nenhuma ação for tomada agora, até 2050 mais de 10 milhões de pessoas podem vir a morrer por ano vítimas de doenças resistentes a medicamentos; a crise também pode levar até 24 milhões de pessoas à extrema pobreza.

Para contornar esse cenário, a ONU propõe ações emergenciais em uma abordagem multisetorial de Saúde Única, envolvendo a saúde humana, animal, alimentar e ambiental.

Clique aqui para fazer o download do relatório completo (em inglês).

Medicina veterinária e resistência antimicrobiana

Uma das recomendações tem ligação direta com a atuação dos médicos veterinários. Trata-se do uso responsável e prudente de antimicrobianos por profissionais em saúde humana, animal e vegetal.

Atento ao problema, o CRMV-PR tem trabalhado na discussão e divulgação desse tema há alguns anos. Em 2017 e 2018, a Autarquia promoveu em parceria com a PUCPR o Simpósio Paranaense de Saúde Única – Combate aos Antimicrobianos.

Participaram palestrantes da OIE, do PANAFTOSA e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), além de pesquisadores e profissionais da área do MAPA, médicos veterinários, biólogos, médicos e enfermeiros.


O CRMV-PR divulgou alguns vídeos sobre o tema em seu canal do Youtube. Confira:

Amostras em rios de Curitiba comprovam a existência de bactérias resistentes:


A resistência antimicrobiana é um problema real e isso impacta em nosso dia a dia:


O uso de antibióticos na produção agropecuária:


Voltar
Top