1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Resistência antimicrobiana: um desafio para todos nós


Publicado em: 29/11/2018 10:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


O CRMV-PR e a PUCPR realizaram no dia 28 de novembro, em Curitiba, a 2ª edição do Simpósio Paranaense de Saúde Única – Combate aos Antimicrobianos. Abordando perspectivas diferentes sobre o tema, os presentes destacaram dois denominadores em comum: a necessidade de atuação intersetorial e a importância de conscientizar a sociedade sobre o uso indiscriminado de antibióticos.

Para Helio Blume, diretor do CFMV, o Estado do Paraná tem se destacado na área da Saúde Única. “Há mais ou menos 30 ou 40 anos alguns colegas manifestaram o interesse em discutir esse tema, mas sempre de forma isolada. No entanto o assunto requer uma soma de esforços. Nós médicos veterinários temos um leque muito grande de conhecimento sobre a vida e isso faz com que tenhamos sensibilidade maior, precisamos assumir nossas posições”, defendeu.

Organizadora do evento, a Comissão de Saúde Única do CRMV-PR destacou que o objetivo do grupo é auxiliar no desenvolvimento do plano nacional e conscientizar a população do uso racional de antibióticos para garantir que a sociedade tenha acesso a medicamentos eficazes. Por isso o esforço para trazer palestrantes da OIE, do PANAFTOSA e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), além de pesquisadores e profissionais da área do MAPA, da USP, da UFPR, da SESA e da Associação Paranaensen de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH).

Buscando a interface com todas as áreas da saúde e do meio-ambiente, o evento contou novamente com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, representada pela superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini. 

“Temos que enfrentar essa questão porque vírus respiratórios, arboviroses e resistência antimicrobiana são desafios do presente e do futuro e é através da saúde única que conseguiremos combate-los”, ressaltou Cordellini, reafirmando a importância de unir profissionais e autoridades de diversas áreas para encontrar soluções para o problema.

Participaram do Simpósio os presidentes do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, e do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves, além de representantes da Adapar, Mapa e Sindivet-PR.

Congresso Mundial

Para fechar com chave de ouro o dia, o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora Mira, e a presidente da Comissão Estadual de Saúde Única, Cláudia Pimpão, anunciaram uma grande novidade: o Paraná será Sede do 3º Congresso Mundial One Health em 2019.

Esta será a primeira vez que o Brasil receberá o evento, firmando-se definitivamente como um dos protagonistas no cenário da Saúde Única. A cidade escolhida foi Foz do Iguaçu.

 

Galeria

Voltar
Top