Itaipu abre concurso com vagas para médicos veterinários e zootecnistas

Publicado em: 19/11/2018 11:22 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

A Itaipu Binacional divulgou o edital do concurso público de 2019 com vagas e cadastro reserva para profissionais de diversas áreas, entre elas medicina veterinária e zootecnia. As inscrições devem ser realizadas no site www.nc.ufpr.br no período de 26 de novembro até as 17h do dia 02 de janeiro.

O processo seletivo consiste em três etapas: a prova objetiva será aplicada no dia 03 de fevereiro de 2019, às 9h, em Curitiba e Foz do Iguaçu; haverá ainda análise de documentos e por último a avaliação médica.

Confira a descrição das atividades de cada cargo:

Medicina Veterinária

Atuar como responsável técnico do hospital veterinário e zoológico da entidade e seguir as normas legais e orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR). Cumprir a legislação pertinente à sua área de atuação. Atuar para promover a saúde, o bem-estar, a criação e a conservação dos animais mantidos pela empresa. Atuar em projetos de pesquisa e conservação de biodiversidade desenvolvidos pela Itaipu Binacional. Realizar procedimentos clínico-cirúrgicos em medicina veterinária. Fazer o tratamento e prescrever medicações aos animais. Orientar e coordenar os procedimentos de captura e contenção física de animais. Realizar, de forma segura, a contenção farmacológica e anestesia de animais. Realizar e interpretar exames de diagnóstico por imagem. Interpretar exames laboratoriais de patologia clínica, patologia animal e exames de diagnóstico de agentes etiológicos. Realizar intervenções periódicas nos animais para a avaliação da saúde, tratamento odontoveterinário, colheita de amostras biológicas para exames específicos e tratamentos preventivos e curativos. Atuar nos casos de emergência e na reabilitação de animais silvestres. Elaborar, coordenar e executar planos e programas de sanidade, biossegurança e bem-estar animal. Orientar e supervisionar o destino correto de resíduos hospitalares. Orientar na elaboração de dietas balanceadas para os animais. Manter registros detalhados de pacientes, casos clínicos e procedimentos veterinários. Redigir relatórios, conforme orientação da empresa. Elaborar pareceres técnicos e procedimentos operacionais padrões. Fazer ou contribuir para a gestão do hospital veterinário e do zoológico. Supervisionar, orientar ou coordenar as atividades de estágio e pesquisa no setor de fauna da Itaipu Binacional. Contribuir nas ações de conscientização e educação ambiental no programa de conservação da biodiversidade da empresa.

Zootecnia

Atuar como responsável técnico da entidade, conforme necessidade, e seguir as normas legais e orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR). Cumprir a legislação pertinente à sua área de atuação. Atuar para promover a saúde, o bem-estar, a criação e a conservação de animais mantidos pela empresa. Atuar em projetos de pesquisa e conservação de biodiversidade, desenvolvidos pela Itaipu Binacional. Fazer o planejamento nutricional e elaborar dietas balanceadas para animais silvestres. Fazer a gestão dos setores de preparo nutricional, produção e armazenamento de alimentos. Cuidar da saúde e do bem-estar dos animais domésticos produzidos para fins de alimentação de animais silvestres. Promover o enriquecimento ambiental dos animais silvestres e dos animais de produção. Controlar a produção e fazer o melhoramento genético do plantel de animais domésticos (roedores, codornas etc.) para fins de alimentação dos animais silvestres. Fazer a gestão e o controle da produção de alimentos vegetais para uso no zoológico. Orientar nos sistemas de produção de organismos aquáticos para fins de alimentação dos animais silvestres. Atuar nos projetos de reprodução e criação de animais silvestres em cativeiro. Orientar, supervisionar e coordenar ações de controle ambiental, que inclui o destino correto e sustentável de efluentes e resíduos sólidos. Orientar e supervisionar os serviços de controle de animais sinantrópicos no setor de fauna. Contribuir para o melhoramento e controle genético populacional dos animais silvestres mantidos pela empresa. Orientar nos projetos de construção de instalações e recintos para animais silvestres e animais domésticos de produção. Aderir aos planos de sanidade, biossegurança e bem-estar animal da empresa. Redigir relatórios, conforme orientação da empresa. Elaborar pareceres técnicos. Supervisionar, orientar ou coordenar as atividades de estágio e de pesquisa no setor de fauna da Itaipu Binacional. Contribuir nas ações de conscientização e educação ambiental no programa de conservação da biodiversidade da empresa.