1. Home
  2. Artigos
  3. Geral
Geral

Abordagem Homeopática na Clínica Médica de Equinos


Publicado em: 03/06/2011 12:39 | Categoria: Geral

 

Artigo

Introdução

O presente tema foi apresentado durante IV Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, realizado em Campo Grande (MS), entre os dias de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009. Este artigo visa demonstrar o entendimento sob uma visão holística do paciente e o aumento de possibilidades de tratamento de alguns problemas clínicos que acometem equinos. Foram escolhidos três casos clínicos com as seguintes patologias:

1- Colite idiopática apresenta-se como uma condição inflamatória do cólon maior resultando em uma variedade de sinais clínicos, dos quais o mais proeminente é a diarréia (Braun & Bertone 2005);

2- Dermatite de quartela é definida como sendo um distúrbio infeccioso ou não, que resultam em inflamação, ulceração e formação de crostas ou condições granulomatosas que acometem a face caudo-distal dos membros dos equinos (Braun & Bertone 2005); e

3- Dermatofitose é definida como uma infecção de tecidos queratinizados por espécie de Microsporum sp, Trichophyton sp ou Epidermophyton sp, cujas lesões variam de forma e tamanho (Ogilvie2000). Tais enfermidades acometem os equinos de diferentes raças e idades ocasionando perdas econômicas expressivas.

Material e Métodos

Foram atendidos três animais da raça Brasileira de Hipismo (BH) entre 7 e 10 anos com pelagens variadas, todos destinados ao esporte. Após as tomadas dos casos, hierarquização dos sintomas e repertorização dos mesmos foram utilizados os medicamentos apropriados para cada caso.

Resultados e Discussão

De acordo com o método hahnemanniano foram atendidos três equinos. Caso 1: queixa principal de Colite idiopática (colite X), EN, 8 anos, pelagem tordilha, após atendimento na Clinica Veterinária Equivet e estabelecido o protocolo terapêutico com a administração de antibióticos e antiinflamatórios e passagem de sonda nasogastrica a cada 4 horas foi conjecturado que o estado dele era muito ruim; após12h de terapia intensiva foi solicitado acompanhamento homeopático do animal, que durante o exame apresentou edema generalizado, diarréia aquosa em jato com sangue vivo, inquietude por dor violenta. Em seguida à tomada do caso foi administrado Arsenicum album 30CH a cada minuto por cerca de meia hora, após esse período ficou relaxado podendo-se fazer soroterapia de forma adequada. Interrompeu o quadro diarréico com 12 horas de tratamento homeopático. A evolução clínica deu-se de forma rápida e duradoura, com 15 dias o paciente estava em franca recuperação. E depois de 6 meses do quadro clínico participou de campeonatos. Caso 2: queixa principal de dermatite de quartela, S, 10 anos, pelagem alazã, apresentou depois ter sido submetido um certo número de vezes ao tratamento alopático preconizado sem que este tenha surtiu efeito, apetite diminuído com emagrecimento, edema em membros posteriores, erupções crostosas com eczema úmido. Feita a repertorização dos sintomas foi ministrado Silicea terra 30CH 3 vezes ao dia, e com vinte dias de tratamento verificou-se completa cicatrização das lesões dos membros, aumento de peso, sendo que seu manejo não foi modificado em nada. Caso 3: queixa principal de dermatofitose conhecida também como “tinha”, T, 7 anos, pelagem castanha, o proprietário descreve o animal como apresentando fungos por todo o corpo e também diarréia após ser submetido a viagens ou períodos de provas longos, relatou que tinha medo de poças de água e rio, e quando chovia ele tinha dificuldade de trabalhar, pois não gostava de pisar no molhado, agitado com som muito alto, hiperativo, inquieto, distraído, carinhoso; após repertorização foi dado Arsenicum album 30CH duas vezes ao dia. Depois de 24 horas do início da ingestão do medicamento desapareceu a diarréia, e com 15 dias sumiram as lesões da pele e no decorrer do período de observação não ligou muito para chuva mantendo-se bem.

Conclusão

Após a condução e acompanhamento dos casos, concluiu-se que a terapêutica homeopática abreviou o tempo de tratamento e mostrou-se eficiente desde as enfermidades mais simples como terapia única ou ainda, em casos emergenciais como coadjuvante juntamente com técnicas requeridas para o tratamento de eleição em UTI.

Referências

BERTONE J.J & BRAWN C.M. 2005. Consulta Veterinária em 5 minutos – Espécie equina - Colite idiopática. Pg 546-549. Ed. 1ª . Editora Manole. São Paulo SP.

BERTONE J.J & BRAWN C.M. 2005. Consulta Veterinária em 5 minutos – Espécie equina - Dermatite de quartela. Pg 752 e 753. Ed. 1ª . Editora Manolle. São Paulo SP.

DIAS A.F. 2004. Repertório Homeopático Essencial. Ed 2ª. Editora Cultura Médica. Rio de Janeiro RJ.
LATHOUD J.A. 2004. Estudos de Matéria Homeopática. Ed. 2 ª. Editora Organon. São Paulo SP.

OLGIVIE T.H. 2000. Medicina Interna de Grandes Animais – Dermatofitose . Pg 400 a 403. Ed 1ª. Editora Artmed. Porto Alegre RS.

RIBEIRO FILHO A. 2005. Repertório de Homeopatia. Editora Organon. São Paulo SP
VIJNOVSKI B. Tratado de Matéria Médica Homeopática em três tomos. Editora Mukunda. Rio de Janeiro RJ.

 

Por Mara Liz Graczkowski, médica veterinária
lizhomeovet@hotmail.com

 


Voltar
Top