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OIE e a educação em Medicina Veterinária: foco no ensino de bem-estar animal


Publicado em: 03/06/2011 12:38 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

 

Artigo

Em um esforço que se iniciou em 2008, a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) promoveu ampla discussão sobre o ensino da Medicina Veterinária. Dois aspectos principais de tal discussão foram a conferência Evolving Veterinary Education (Educação Veterinária em Desenvolvimento), Paris, outubro/2009, e a publicação de um número temático da sua revista oficial. O cerne da questão compreende a demanda em relação ao exercício da veterinária: trata-se de demanda dinâmica, cuja velocidade de remodelagem se acentuou nas últimas décadas. Em palavras simples, espera-se hoje que o veterinário, além de continuar atendendo as demandas tradicionais, faça mais. Quais são as novas expectativas? Alguns exemplos envolvem questões de saúde pública face às doenças emergentes, questões relativas a bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental. Adicionalmente, a sociedade espera que o veterinário, além de conhecedor dos aspectos técnicos de tais questões, esteja pronto para assessorar a construção de juízos éticos. Parece uma sobrecarga de atribuições; entretanto, tal é a dimensão da nossa profissão.

Voltado ao entendimento das melhorias necessárias ao ensino da Medicina Veterinária, o volume 28, número 2, do periódico oficial da OIE, reúne 48 artigos (disponíveis na íntegra em www.oie.int) que oferecem razões para alterações curriculares nas mais de 500 escolas de Medicina Veterinária existentes no mundo. Em várias instituições, são necessárias mudanças acentuadas, sendo responsabilidade de cada escola o reconhecimento e o alcance dos objetivos propostos (Walsh, 2009). Assim, espera-se que aqueles ligados ao ensino da Medicina Veterinária se apropriem das informações e reflexões contidas nesse compêndio da OIE e as coloquem em prática.

Os artigos foram agrupados em sete seções: introdução, ambiente para mudança, educação veterinária global essencial para todos os veterinários formados, mudando a perspectiva dos alunos sobre a importância da educação veterinária global, perspectivas globais para a integração da saúde pública veterinária ao currículo, abordagens modernas para alcançar a melhoria da educação veterinária global e direção para o futuro. Em seus vinte artigos, a seção sobre educação veterinária global essencial apresenta temas como medicina de peixes e animais silvestres, segurança alimentar, saúde pública e bem-estar animal. Para esta última área, foco principal deste texto, a seção reserva dois artigos (Main et al., 2009; Molento & Calderón, 2009), os quais sedimentam o caráter essencial do ensino de bem-estar animal para o futuro médico veterinário.

Reforçando tal caráter, em sua palestra durante a conferência, o presidente da Associação Mundial de Veterinária Tjeerd Jorna propõe uma estrutura para representar a base que sustenta a Medicina Veterinária atual (Figura 1). Assim, o aprendizado na área de bem-estar animal constitui uma das três pilastras que, alicerçadas na educação durante a graduação, permitirão o exercício profissional adequado.

Em termos de bem-estar animal, buscando uma síntese dos artigos mencionados, pode-se salientar que:
• seu ensino formal é de necessidade crescente nos cursos de Medicina Veterinária do mundo todo;
• há necessidade de disciplina obrigatória de bem-estar animal nos cursos de Medicina Veterinária;
• o entendimento e a incorporação prática de conceitos e questões de bem-estar animal são essenciais para o exercício da Medicina Veterinária.

A existência de textos sobre ensino de bem-estar animal, como os artigos mencionados acima e o número temático sobre bem-estar animal do Journal of Veterinary Medical Education, volume 32, número 4, de 2005, pode balizar a criação da disciplina.

Ao final, vale lembrar que a manutenção da educação em Medicina Veterinária em sintonia com as demandas da sociedade é essencial para que nossa profissão possa cumprir o papel que lhe cabe na construção de um mundo mais desenvolvido, no sentido técnico e ético.

Referências

Jorna, T. Global Veterinary Day-one Competencies. Palestra proferida na Conferência Evolving Veterinary Education,OIE, Paris, 12 a 14 de outubro de 2009. Disponível em: http://www.oie.int/eng/A_DEANS2009/ptt_deans/wensday/JORNA-Paris oct. 2009 new.pdf.

Walsh, D. Introduction: Accomplishing essential curricular change. Rev. sci. tech. Off. int. Epiz., v. 28, n. 2, p. 451-454, 2009.

Main, D.C.J.; Appleby, M.C.; Wilkins, D.B.; Paul, E.S. Essential veterinary education in the welfare of food production animals. Rev. sci. tech. Off. int. Epiz., v. 28, n. 2, p. 611-616, 2009.

Molento, C.F.M.; Calderón, N. Essential directions for teaching animal welfare in South America. Rev. sci. tech. Off. int. Epiz., v. 28, n. 2, p. 617-625, 2009.

Por Carla Forte Maiolino Molento, membro da Comissão de Zoonoses e Bem-estar Animal (CZBEA/CRMV-PR) carlamolento@yahoo.com
 


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