2. Artigos

Empreendedor na Medicina Veterinária e na Zootecnia

Publicado em: 23/01/2007 09:44 | Categoria: Geral

Artigo

Esta afirmação vem a cada dia tendo uma aceitação muito forte entre os profissionais, o importante desse conceito está na quantidade e nos diferentes tipos de profissões que se atêm em um conhecimento básico e de grande valia para condução do sucesso de qualquer negócio. Então, observa-se que no mundo dos negócios quem não busca a ampliação e a aplicação correta de seu conhecimento, não tem prazer, não gosta do que faz e não se sente aceito dentro de uma comunidade, dentro de uma organização e dentro de um ambiente técnico está fadado ao insucesso.

Assim, o importante para qualquer início de uma atividade existe regras que se deve seguir de forma a que o estabelecimento de objetivos se fixe principalmente na missão que qualquer empreendimento terá para com a comunidade no desenvolvimento de suas atividades.

Uma das regras básica para esse objetivo é o empreendedorismo. Nesse sentido há necessidade de conhecermos melhor o que significa ser um empreendedor.  Empreendedor é aquela pessoa que deseja realizar, executar, deixar sua marca. Aquele que se distingue das outras e consegue com isso fazer a diferença. Para isso um desafio é o ponto de partida e todo desafio só é aceito quando se supera os riscos desencadeados na busca de novos caminhos na execução de um empreendimento. É ter autodeterminação. É superar obstáculos. Transformar idéias em fatos e não se conformar com a rotina que leva o sucesso de forma lenta e muitas vezes ao insucesso irreversível.

A grande visão é o conhecimento daquilo que se faz, esse conhecimento pode vir da experiência do dia-a-dia ou de estudos através de publicações específicas, ou pós-graduação em escolas que promovam cursos de especialidades ou procurar referência em empreendimentos semelhantes. Nesse sentido se estabelece o conhecimento do ramo de negócio que explora ou pretende explorar.  Deve se estar alerta para aproveitar o que o mercado esta colocando à disposição, isto é, aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Então, é só ter a capacidade de perceber o momento certo e as condições adequadas para a realização de um bom negócio.

Um bom conhecimento de administração é importante para o empreendedor, pois ele deve aplicar o conhecimento do processo administrativo que é a utilização de maneira integrada dos elementos da administração (planejar, organizar, dirigir e controlar). A utilização racional e organizada dos recursos disponíveis é o que dá vida útil longa e de resultado para as empresas. Aqui se enquadra uma regra muito interessante a Liderança que exige a compreensão de habilidades no relacionamento dentro e fora da empresa.

A Habilidade pode ser dividida em três bem definidas. Habilidade Técnica que significa conhecimento de métodos, técnicas e equipamentos para a realização de todas as operações e processos, Habilidade Conceitual que determina o conhecimento profundo da missão e dos objetivos preconizados pela empresa e a Habilidade Humana que é competência de relacionamento e compreensão interpessoal, é saber colocar de maneira simples e de fácil entendimento o que a empresa espera de seus comandados, de acordo com os objetivos e a missão da empresa. Assim o empreendedor de sucesso deve ser um líder e ser capaz de se relacionar com seus colaboradores, com o público consumidor e com os fornecedores.

Nunca se deve esquecer o otimismo, pois o pessimista é uma ancora que segura a empresa e não a deixa ir em direção ao sucesso. O pessimista é aquele que quando o convida para uma pescaria ele diz: - Não vai dar certo, vai chover, não vamos pescar nada. Esse não cresce e atrapalha. O otimista não enxerga fracasso vai sempre em frente em busca do objetivo considerando as avaliações dos resultados.

Na verdade o empreendedor tem que ter intuição empresarial como algo mais, isto é, ele tem que estar constantemente em busca da melhor maneira de se estabelecer um motivo para encontrar o verdadeiro sucesso. A verdade é que não existe uma receita pronta, é necessário meter a mão na massa, ou mesmo ver porque um assado fica bom ou ruim. Não espere que você pode conseguir resultado sozinho, há necessidade de se encontrar meios ou pessoas que o ajude a chegar no caminho certo.

Assim, Os médicos veterinários e o zootecnistas são profissionais responsáveis pela saúde humana através da atividade responsável de atender a saúde animal e pela produção de alimentos de origem animal seguro e saudável. É grande esse compromisso. É grande essa missão, por isso as regras para essa atuação estão ligadas profundamente numa realidade de desafio e na capacidade assumir riscos, tudo passa pela ética e pela lealdade sem esquecer da solidariedade, mas em resumo é preciso encontrar o equilíbrio entre o sucesso e a busca do progresso em função de uma responsabilidade social.

Por:

Ivonei Afonso Vieira, Méd.Vet., Administrador de Empresas, pós-graduado em Administração Geral e Estratégica e conselheiro do CRMV-PR