1. Home
  2. Artigos
  3. Geral
Geral

A importância da Medicina Diagnóstica Veterinária


Publicado em: 23/01/2007 09:15 | Categoria: Geral

 

Artigo


Evidências da medicina animal também foram encontradas em outras civilizações antigas, como aquelas dos hindus, babilônios, hebreus, árabes, romanos e gregos.

E é da antiga Grécia que surge Hipócrates, o "Pai da Medicina" ou o "Pai das Profissões da Saúde". Ele foi o primeiro a usar o termo diagnóstico, que significa discernimento. Formada do prefixo dia, através de ou em meio de + gnosis, conhecimento. Diagnóstico, portanto, é discernir pelo conhecimento.

Inicialmente, o médico só dispunha de seus sentidos para examinar o paciente. "O exame clínico", ensinava Hipócrates, "deve começar pelas coisas mais importantes e mais facilmente reconhecíveis. Verificar as semelhanças e as diferenças com o estado de saúde. Observar tudo que se pode ver, ouvir, tocar, sentir, tudo que se pode reconhecer pelos nossos meios de conhecimento".

A instrumentalização da Medicina teve início no século XIX com a invenção do estetoscópio por René Laennec, em 18l6. Nas décadas vindouras vieram novos avanços, como o início do uso da termometria e medição da pressão arterial.O aperfeiçoamento do microscópio, por sua vez, deu nascimento à microbiologia, permitindo identificar os agentes causadores de muitas doenças. A microscopia trouxe ainda a revelação da estrutura celular dos seres vivos e a identificação das alterações patológicas dos tecidos produzidos pelas doenças.  A tecnologia médica, propriamente dita, só se desenvolveu no decorrer do século XX com o diagnóstico por imagens, endoscopia, método gráfico, exames laboratorial e provas funcionais.

Essa crescente seqüência de avanços trouxe uma maior segurança aos profissionais médicos e médicos veterinários e também um auxílio importante para tomada de decisões fundamentais, quanto à conduta e ao tratamento clínico pela possibilidade de apoio diagnóstico imenso que os diversos setores trouxeram, como o laboratório clínico.

A contribuição do laboratório ao diagnóstico clínico é imensa, desde a hematologia, à bioquímica, imunologia, provas funcionais, etc. A cada dia, novos exames e novas técnicas de alta sensibilidade vão sendo acrescentados aos recursos auxiliares do diagnóstico clínico. Esse suporte diagnóstico auxiliou também a abolir praticamente cirurgias exploratórias e a diminuir consideravelmente as chamadas terapêuticas de prova, possibilitando ainda maior troca de experiências e difusão de conhecimentos, fato que contribuiu e contribui muito para o avanço da Medicina e Medicina Veterinária como um todo.

As vantagens, além das já anteriormente citadas, somam-se a uma maior sobrevida animal pelo aumento da porcentagem de cura dos pacientes e outros fatores fundamentais que foram incrementados como o papel preventivo e diagnóstico precoce de doenças.

Mas cabe refletirmos e ressaltarmos que o futuro das áreas diagnósticas, em constante crescimento, não deve substituir a boa prática clínica. O médico veterinário deve ter em mente que os exames complementares devem ser solicitados após um cuidadoso exame clínico do paciente e a formulação clara da ou das hipóteses diagnósticas. O importante é saber quando utilizar os recursos diagnósticos e ter uma noção clara das suas indicações e suas limitações, em cada caso em particular. A partir daí, o diagnóstico laboratorial pode exercer seu papel com excelência, agindo como parceiro do médico veterinário clínico na solução dos diferentes casos que surgem na prática diária de nossa profissão.

O auxílio para uma acertada decisão na escolha dos recursos diagnósticos há de vir pelo crescente estudo e avanço individual do profissional e um fator tão fundamental quanto, que é a escolha do laboratório parceiro. Este deve primar pela qualidade acima de tudo, contando com um corpo de profissionais aptos a exercer as diferentes atividades técnicas e auxiliar corretamente o clínico veterinário na solicitação e esclarecimento de eventuais dúvidas.

A Medicina Veterinária Diagnóstica, como todas as áreas de conhecimento humano, está em crescente evolução e negar seu uso e conseqüentes benefícios é manter-se no passado. É dever do profissional consciente acompanhar o crescimento de sua profissão, atualizando-se, conhecendo e utilizando-se das novas ferramentas de trabalho para o avanço coletivo da classe médica veterinária, usufruindo dos benefícios que tais avanços possibilitam no divino e necessário papel de protetores e mantenedores da saúde animal

Por:

Leonardo Razera Stencel e Gabriel Arantes Zanin, médicos veterinários do Laboratório Bionostic

Voltar
Top