1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

CRMV-PR lança obra “Demografia da Medicina Veterinária do Brasil”, marco para a profissão no país


Publicado em: 14/04/2023 13:45 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), com apoio de sua Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária (CEEMV/PR), realizou na última terça-feira (11/04) o lançamento da obra "Demografia da Medicina Veterinária do Brasil" na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.  

O estudo teve como base uma pesquisa digital aplicada, em 2022, com profissionais formados e atuantes em Medicina Veterinária no Brasil, que resultou em uma obra que integra metodologia e demografia, aspectos educacionais e profissionais, bem como a satisfação com o trabalho. Objetivo é que o material sirva para o planejamento de ações com vistas a valorização profissional da classe médica-veterinária.  

A discussão dos dados, redação do trabalho e apresentação foram elaboradas pelos médicos-veterinários Antonio Felipe Wouk, Camila Marinelli Martins, Rafael Gianella Mondadori e Marcelo Hauaji de Sá Pacheco. 

“O Brasil necessita de médicos-veterinários de qualidade, profissionais e cidadãos comprometidos com a ética e o progresso da sociedade. Profissionais humanistas, inovadores, que tenham uma visão holística, crítica e reflexiva. Essa obra servirá como instrumento de gestão, na luta pelo ensino de qualidade da Medicina Veterinária”, comentou o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Mira, enaltecendo o estudo.  

“Agradeço a Diretoria do CRMV-PR e a sua Comissão de Educação da Medicina Veterinária por ter proporcionado ao evento uma grande visibilidade da pesquisa.  Todos desejamos com esta ação que a comunidade médico-veterinária possa refletir sobre os caminhos a serem trilhados pela nossa profissão no Brasil”, agradeceu o médico-veterinário e membro "ad hoc" da CEEMV/PR, Felipe Wouk.  

“Os resultados desse importante estudo favorecem o diagnóstico da Medicina Veterinária Brasileira atual e servem de base para a busca de estratégias que possibilitem a mudança. Parabéns ao Dr. Felipe e demais colegas co-autores”, reconheceu a vice-presidente do CRMV-PR, Nilva Mascarenhas.

No centro, o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Mira com um exemplar da Demografia da Medicina Veterinária do Brasil. Da esq. para direita, os autores do livro Marcelo Pacheco, Felipe Wouk, Rafael Mondadori e Camila Martins

Estatísticas - No Brasil, que conta com 214 milhões de habitantes, o Conselho Federal de Medicina Veterinária registrou, em 2022, 166.000 profissionais em atividade. O site do Ministério da Educação informa a existência de 536 cursos de Medicina Veterinária ativos. Esses dados apontam que o Brasil está entre os países com o maior número de profissionais e de cursos no mundo, reafirmando a necessidade da Medicina Veterinária brasileira contar com estudo demográfico em nível nacional.  

"A demografia médico-veterinária brasileira precisa ser controlada. Ou se regula a oferta de graduados em Medicina Veterinária no Brasil, ou a precarização da profissão se tornará crônica. Para a consecução do controle da demografia veterinária brasileira e de tantos outros objetivos estratégicos, é vital que as diferentes organizações da Medicina Veterinária brasileira, como aquelas que patrocinaram e apoiaram este estudo, tracem seus objetivos e realizem as suas ações, tanto quanto possível, de forma sinérgica. Dentre essas ações, deve ser considerado um trabalho enérgico e constante junto às esferas decisórias do Estado, visando as alterações legislativas necessárias para controlar a demografia médico-veterinária no Brasil", conclui Wouk. 

Acesse a obra.  

Veja as fotos do evento aqui.  

Em breve, o CRMV-PR disponibilizará o vídeo da apresentação da pesquisa no canal do YouTube.


Voltar
Top