3. Eventos
Eventos

Atualização curricular é foco de encontro híbrido entre profissionais, estudantes e professores de Zootecnia no Paraná

Publicado em: 28/11/2022 11:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), por meio da Comissão Técnica e de Ensino de Zootecnia, realizou na última sexta-feira (25) a I Reunião Estadual de Ensino de Zootecnia e o IV Seminário de Coordenadores dos Cursos de Zootecnia do Paraná no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com a proposta de debater as principais lacunas de formação e aprimorar atividades de Extensão Curricular nas escolas de Zootecnia do Paraná, o evento conectou docentes, discentes e profissionais de diferentes áreas de atuação no formato híbrido (presencial e on-line).

Proposta do evento

“Há 50 anos, a profissão de zootecnia vem acompanhando o desenvolvimento do agronegócio e as escolas vêm formando profissionais preparados para os desafios de melhoria da produção animal. No entanto, a velocidade de crescimento e necessidade de desempenho da produção nos tempos atuais demandam atualização dos profissionais. Esta gestão do CRMV-PR sempre apoiou e presou pela modernidade e pela evolução, portanto, a realização desse evento está em total consonância com os princípios e planos do CRMV-PR”, destacou Carlos Frederico Grubhofer, zootecnista e tesoureiro no CRMV-PR.

“Nosso evento apresentou temas atuais e modernos, que contribuem para uma melhor formação acadêmica e profissional. O público foi bem participativo e interessado, todos focados no mesmo propósito, que foi de discutir e propor atualizações curriculares que atendam as novas exigências do MEC relacionadas  a extensão, respeitando as particularidades regionais”, comentou o presidente da Comissão Técnica e de Ensino da Zootecnia, Paulo Segatto Cella.

Revisão da extensão curricular

“A revisão da extensão curricular dos cursos de Zootecnia torna os profissionais mais preparados para atender as novas demandas no agronegócio, na agropecuária e na agroindústria. Além disso, existem mudanças que estão ocorrendo na área da agroindústria que vão auxiliar e gerar novas oportunidades para os zootecnistas na área de responsabilidade profissional”, comentou o zootecnista e presidente do Sindicato dos Zootecnista do Paraná, Celso Vedam, que palestrou sobre as novas áreas de atuação profissional.

Responsabilidade Técnica

"É preciso falar sobre responsabilidade técnica para coordenadores, professores e alunos, pois é um tema que fará parte do dia a dia profissional dos futuros zootecnistas. Neste encontro, além de apresentar e esclarecer as competências, atribuições e legislações do Responsável Técnico, também tivemos a oportunidade de lembrarmos da importância de dedicarmos um tempo para a luta pela nossa classe profissional, valorizarmos a e respeitarmos com reciprocidade a atuação dos zootecnistas, médicos-veterinários e outros profissionais que atuam dentro do mesmo campo, sabendo que cada um tem atividades privativas, além de direitos e deveres específicos determinados por Lei Federal", afirmou o zootecnista, membro da CTEZ e chefe do Setor de Nutrição Animal do Parque das Aves, Henrique Luís Tavares.