3. Eleição
Eleição

Fiscais em ação em Curitiba: amor em aprender e compromisso em fiscalizar

Publicado em: 30/06/2022 13:17 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eleição

Na edição de junho, a série ‘Fiscais em Ação’ faz uma imersão na história de vida e experiência profissional de dois servidores do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) que atuam em Curitiba.

Altamir Simioni, agente de fiscalização, iniciou suas atividades de fiscalização, em 1992, na capital paranaense, sendo o quinto fiscal contratado da história do CRMV-PR.

Nesses 30 anos de muita dedicação, Simioni, que também é formado em Letras e Filosofia, conta com muito entusiasmo, que já fez ações de fiscalização por todos os 399 municípios no Paraná, onde também atuou em conjunto com outros órgãos da esfera estadual e federal, como em operações de combate a produtos clandestinos comercializados.

Combate ao exercício ilegal da profissão

Uma das ações mais importantes que lembra, foi ao lado de seu colega, agente de fiscalização, Josemar Tadeu de Campos e o Ministério Público de Realeza, que resultou em mandado de busca e apreensão em lojas agropecuárias da região, com objetivo de combater o exercício ilegal da profissão.

“Essa operação teve apoio da Polícia Militar do Estado do Paraná e trouxe resultados positivos. Foram encontrados e apreendidos maleta com materiais cirúrgicos enferrujados e anestésicos vencidos utilizados pelo proprietário de um dos estabelecimentos que atendia agropecuaristas da região. Tudo foi encaminhado para delegacia da cidade, lembra.

Irregularidades estruturais em pet shops
Nara Cristina Silva, médica-veterinária, que nasceu em Goiás, concluiu, em 2016, suas primeiras especializações em Inspeção e Higiene de Produtos de Origem Animal e em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade dos Alimentos pela Qualittas. Em seguida, fez um mestrado em Ciência Animal, os quais agregaram a sua prática profissional. Em 2017, mudou-se para Curitiba ao ser aprovada no processo seletivo para fiscal no conselho paranaense.

“No Conselho é possível trabalhar indiretamente com várias áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia, essa amplitude é muito interessante e desafiadora. Também me redescobri na área de direito e, atualmente, estou engajada nesse curso que, em breve, desejo concluir e focar a atuação para as questões que envolvem a Medicina Veterinária, comenta sobre a sua experiência.

Nesses cinco anos de atuação no CRMV-PR, uma das ações de fiscalização que marcou a trajetória da Dra. Nara foi em um estabelecimento comercial na capital paranaense. O estabelecimento foi notificado pela fiscalização e os profissionais foram encaminhados para análise de questões éticas.

“Após uma denúncia de prática clínica em estabelecimento comercial, realizamos uma ação de fiscalização em dois estabelecimentos (matriz e filial) para verificar os fatos. Constatamos que um dos pet shops possuía estrutura de consultório, contudo, sem registro junto ao CRMV e sem responsável técnico. Identificamos também a prática cirúrgica no consultório: instrumentais cirúrgicos, fios de sutura, luvas cirúrgicas, aparelho de ultrassom dentário, ovários e testículos descartados na lixeira de lixo comum”, conta Nara.

“Procedimentos invasivos, como a castração, em locais sem os devidos cuidados higiênico-sanitários podem ser considerados maus-tratos contra animais. O descarte irregular de material biológico (como órgãos reprodutivos) no lixo comum é um risco ao meio ambiente. Daí a importância dos Conselhos, pois verificamos como os procedimentos estão sendo realizados, se os locais e suas condições atendem as normativas do Sistema CFMV/CRMVs e dos demais órgãos.”, explica a médica-veterinária.

Balanço em Curitiba
De janeiro a 28 de junho, foram lavrados 754 documentos, envolvendo pessoas físicas e jurídicas na região de Curitiba.

Denuncie
Ao apresentar essas histórias e experiências, o CRMV-PR aproveita para reforçar seus canais de denúncias disponíveis no endereço eletrônico https://www.crmv-pr.org.br/, na categoria “Fiscalização” e “Denuncie”.  Por meio deles, da fiscalização, da orientação e da informação, acreditamos que agimos pela segurança dos animais, da sociedade e meio ambiente.