1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Médico Veterinário assume comando da Cavalaria nesta quinta-feira


Publicado em: 13/02/2020 10:10 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


Pela primeira vez em 140 anos de atividade o Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) da Polícia Militar do Paraná contará com um médico veterinário em seu comando. Trata-se do Major Márcio Stange da Cruz, que será empossado nesta quinta-feira (13), às 18h30; a cerimônia é aberta à comunidade.

“É um orgulho muito grande para nós médicos veterinários contarmos com um colega em um cargo de tamanha confiança. A Polícia Montada atua na integração dos animais com a comunidade em todas as suas atividades, desde o policiamento preventivo até o trabalho social na equoterapia, sendo de extrema importância este olhar voltado à saúde única que o médico veterinário é capaz de proporcionar”, ressalta Rodrigo Távora Mira, presidente do CRMV-PR e um dos mestres que auxiliaram o novo comandante em sua trajetória pela profissão.

Na Polícia Militar desde 1991, Cruz se encantou pela medicina veterinária ao se aproximar dos equinos no trabalho diário no batalhão. Começou com cursos voltados à equoterapia, policiamento montado e equitação; em 2002, aprofundou-se na área ao cursar Ciências Equinas e não parou mais: em 2015 se graduou em Medicina Veterinária e em 2018 completou seu mestrado em Ciências Veterinárias.

Você pode conferir um pouco mais da história do RPMon e do Major Márcio Stange da Cruz na reportagem veiculada na 47ª edição da Revista CRMV-PR: https://www.crmv-pr.org.br/uploads/revista/arquivos/revista-crmvpr-47-site.pdf

RPMon

O Regimento de Polícia Montada "Coronel Dulcídio" (RPMon) é a unidade operacional mais antiga da Polícia Militar do Paraná. Fundado em 28 de junho de 1879, o regimento sempre esteve presente em momentos marcantes da história do Paraná, acompanhando sua evolução ao longo dos anos.

Primordialmente utilizada para a escolta e patrulhamento de residências de autoridades em seus anos iniciais de atividade, a Cavalaria se transformou em ferramenta fundamental para atender às necessidades da sociedade com o policiamento preventivo e especializado. Há 21 nos, aproximou-se ainda mais dos cidadãos com projetos sociais de terapia com cavalos e incentivando o paradesporto.

Sua transformação e adaptação às demandas do Estado e da sociedade há mais de 100 anos vêm a confirmar o lema da corporação: “Sempre haverá uma cavalaria”.

Cerimônia de Entrega de Comando

Data: 13 de fevereiro de 2020
Horário: 18h30
Local: Regimento de Polícia Montada – Rua Konrad Adenauer, 1166, Tarumã – Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3315-2750


Voltar
Top