1. Home
  2. Notícias
  3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

MAPA oficializa retirada de vacinação contra a febre aftosa no Paraná


Publicado em: 15/10/2019 08:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Sanidade Animal

 


A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, está em Curitiba nesta terça-feira (15) para assinar a Instrução Normativa que oficializa a retirada da vacinação contra a febre aftosa no Estado do Paraná. A IN passa a valer a partir do dia 31 de outubro de 2019, suspendendo assim a campanha de vacinação do mês de novembro; em janeiro de 2020 também passará a vigorar a proibição do trânsito de bovinos e bubalinos vacinados contra a febre aftosa em território paranaense.

Reconhecimento

O reconhecimento oficial de área livre de febre aftosa sem vacinação por parte do MAPA deve ocorrer no próximo ano, após a efetiva aplicação das medidas de controle pela a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Neste sentido estão previstas a contratação de médicos veterinários e técnicos para a vigilância e a construção de posto de fiscalização na divisa com São Paulo.

O planejamento inclui, ainda, pleitear o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em setembro de 2020; o anúncio desta oficialização, no entanto, deve ocorrer em maio de 2021.


Voltar
Top