1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Associação de Hospitais Veterinários cria programa de acreditação


Publicado em: 16/07/2019 09:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


A Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV) está desenvolvendo um programa de acreditação para hospitais, clínicas e centros de diagnóstico voltados ao atendimento veterinário. O objetivo é oferecer aos tutores dos animais a garantia de que os estabelecimentos acreditados pela ABHV estão focados em prestar um atendimento de excelência. Para garantir a imparcialidade do processo, uma organização independente será responsável pela avaliação da conformidade.

Como funciona
A acreditação será voluntária e utilizará critérios institucionais, técnicos e legais para avaliar os estabelecimentos, classificando-os em três níveis. Para se enquadrar no nível inicial, por exemplo, o empreendimento precisará atender a requisitos técnicos e legais, de controle de documentos, de infraestrutura básica e de segurança do animal e da equipe. No nível intermediário, além de critérios mais rigorosos, também será levado em consideração o grau de bem-estar dos animais. Já no nível mais avançado contam ainda as ações de sustentabilidade e a melhoria contínua.

“É um modelo de programa evolutivo em que podem ser reconhecidos desde requisitos mínimos até níveis de excelência em competência técnica e confiabilidade na prestação de serviços veterinários”, explica Paulo Holanda, médico veterinário responsável pelo programa da ABHV. De acordo com Holanda, a expectativa é incentivar os estabelecimentos a continuarem a investir na qualidade do serviço prestado para que possam buscar novos níveis de acreditação.

Implementação
No momento a ABHV trabalha para validar os requisitos a serem exigidos dos participantes. Com a definição do processo, serão escolhidos um hospital, uma clínica e um centro de diagnóstico veterinários para a aplicação do projeto-piloto e, posteriormente, a disponibilização do programa a todos os estabelecimentos.


Voltar
Top