3. Sanidade Animal
Sanidade Animal

Sistema CFMV/CRMVs acompanha reunião para debater a febre aftosa

Publicado em: 13/05/2019 16:00 | Fonte/Agência: CFMV com alterações do CRMV-PR | Categoria: Sanidade Animal

A Comissão Sul-Americana de Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) realizou, de 29 de abril a 3 de maio, a sua 46ª reunião ordinária, em Cartagena, na Colômbia, para analisar a situação atual dos países da América Latina que estão livres da febre aftosa com e sem vacinação. O encontro ocorre anualmente e visa estabelecer cooperações entre os países, as quais permitam reduzir riscos remanescentes de infecção pelo vírus nos territórios que ainda não estão livres da doença. Também tem como meta avançar na erradicação da aftosa no continente.

Para acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo nos países integrantes do grupo, o Sistema CFMV/CRMVs esteve representado pela chefe de gabinete e dois conselheiros do Conselho Federal, e os presidentes do CRMV-PR, CRMV-AP, CRMV-SC e CRMV-RO.

O presidente Rodrigo Távora Mira, do CRMV-PR, observou de perto as discussões que agora envolvem ainda mais o Paraná. A campanha de vacinação de maio será a última realizada no estado, que a partir de setembro será oficializado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como área livre de febre aftosa sem vacinação. Futuramente, o Paraná poderá pleitear o status também à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Cosalfa

A Cosalfa é coordenada pelas Organizações Pan-Americana e Mundial da Saúde (Opas e OMS) e há 46 anos reúne os delegados dos países da região. São representantes indicados pelo setor público e pela iniciativa privada. No caso do Brasil, um delegado é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o outro pertence à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na edição deste ano, o tema central foi a última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) no continente sul-americano.