1. Home
  2. Notícias
  3. Resoluções e Normativas
Resoluções e Normativas

Paraná estabelece procedimento para recolhimento de animais marinhos encalhados


Publicado em: 10/12/2018 13:50 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Resoluções e Normativas

 


Em três anos mais de 10 mil animais marinhos foram encontrados encalhados no litoral do Paraná. Para estabelecer diretrizes e protocolos de resgate e atendimento a estes animais, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o IBAMA assinaram na última semana a Resolução Conjunta nº 08.

O documento cria o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE, que esclarece as atribuições de cada instituição de acordo com suas competências e capacidades para o resgate.

Embora o atendimento aos animais já fosse realizado, com o protocolo espera-se a otimização das ações. A atenção especial é para o destino adequado dos animais que não sobrevivem, já que envolve questões sanitárias.

“A integração de procedimentos garantirá que os animais cheguem rapidamente aos cuidados de biólogos e veterinários e também vai significar transparência para a sociedade”, explica a coordenadora do Programa de Monitoramento de Praias (PMP) desenvolvido pelo Centro de Estudos do Mar da UFPR, Camila Domit.

A médica veterinária Letícia Koproski, da Comissão de Animais Selvagens do CRMV-PR, participou da cerimônia de assinatura da resolução.

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-PR com informações da SEMA
Foto: SEMA


Voltar
Top