1. Home
  2. Artigos
  3. Geral
Geral

Hemorragia Pulmonar Induzida por Exercício – EIPH:


Publicado em: 14/12/2007 09:27 | Categoria: Geral

 

Artigo


Os sinais clínicos associados com EIPH basicamente são o baixo rendimento atlético e a presença de epistaxe. A epistaxe não deve ser considerada somente um sangramento nasal, e sim, um sinal de hemorragia em alguma área do aparelho respiratório que é drenada para a cavidade nasal. Ela pode ocorrer durante ou logo após o exercício, sendo freqüentemente notada ao final do exercício, particularmente, quando o animal retorna à cocheira e lhe é permitido baixar a cabeça. Ela pode ser bilateral ou não, e se resolve dentro de algumas horas ou pode ainda recidivar. As freqüências cardíaca e respiratória, assim como a temperatura retal, podem estar elevadas logo após o exercício, mas não estão relacionadas à hemorragia pulmonar e sim, ao exercício, já que retornam à normalidade no período de repouso imediato.

Diagnóstico

O histórico, os sinais clínicos, a auscultação, o exame endoscópico, a radiologia e o lavado broncoalveolar (BAL) são as principais ferramentas utilizadas para o diagnóstico. Entretanto o uso de radiografias em eqüinos tem acesso limitado devido a má resolução dos aparelhos. O exame endoscópico realizado de 30 a 90 minutos após exercício físico auxilia muito o diagnóstico de EIPH devido à visualização de sangue ao longo das vias aéreas, o qual obedece a escala de 1 a 5 descrita por EPPINGER. Porém, o diagnóstico definitivo de EIPH é a presença de hemossiderina nos macrófagos alveolares após a coleta de BAL depois exercício físico, chamados hemossiderófagos, que são observados por coloração especial de Azul da Prússia. 

Tratamento

Todos os tratamentos são paliativos e são usados para tentar minimizar as seqüelas da inflamação crônica como a fibrose intersticial e o espessamento das vias aéreas.

Na tentativa de minimizar estes efeitos uma associação de medicamentos como:   broncodilatadores, antibióticos e corticosteróides tem sido usada.  Entretanto, nenhum estudo demonstrou as vantagens clínicas desta associação. O diurético como a furosemida tem sido administrado antes das corridas como medida preventiva de epistaxe de origem pulmonar. No entanto, vários outros tratamentos têm sido propostos, com baixa resposta terapêutica para a EIPH. O descanso é a recomendação óbvia de cavalos com EIPH, mas a hemorragia é recorrente quando o cavalo é exercitado extenuantemente. A duração do descanso e assim como, o programa de treinamento ideal para os eqüinos sangradores é desconhecido.

Referências

BIAVA, J. S; GONÇALVES, R. C.; ZANOTTO, G. M.; FINGER, M. A.; FERREIRA, F. P. P.; BIONDO, A. W. Hemorragia Pulmonar Induzida por Exercício (EIPH) em cavalos da raça Quarto de Milha de provas de tambor e baliza. Revista da Universidade Rural - Série Ciências da Vida. Seropédica, RJ, EDUR, v 26, suplemento, p 169, 2006.

EPPINGER, M. Hemorragia pulmonar de esforço e o desempenho de eqüinos PSI {Equus caballus} em corridas de galope no Jockey Club do Paraná. 1990. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Por:

Janaina S. Biava ; Roberto Calderon Gonçalves ; Mariane A. Finger , Zanotto G. M3 e Alexander W. Biondo


Voltar
Top