1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Médicos-veterinários agora têm novo canal de notificação de zoonoses em Curitiba


Publicado em: 23/02/2024 09:20 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


O CRMV-PR traz uma importante novidade para os médicos-veterinários clínicos: a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), lançou um novo sistema online de notificações para casos suspeitos ou confirmados de zoonoses em animais residentes na cidade.

Essa iniciativa reforça o papel fundamental dos médicos-veterinários na promoção da saúde pública, demonstrando nosso compromisso com a comunidade. O novo sistema online simplifica e agiliza o processo de notificação de doenças como leishmaniose visceral canina, esporotricose, leptospirose e raiva, substituindo os antigos formulários em PDF.

Para acessar e utilizar essa ferramenta de notificação  de zoonoses:

  • Clique aqui  para acessar a página de notificação;
  • A notificação deve ser realizada por um médico-veterinário cadastrado no e-cidadão da Prefeitura Municipal de Curitiba, informando seu CRMV;
  • Caso ainda não possua cadastro no e-cidadão, é necessário se cadastrar e, em seguida, preencher os dados da notificação.

 

É importante lembrar que a raiva é uma epizootia de notificação obrigatória, conforme Portaria nº 782 de 15/03/2017 do Ministério da Saúde, e a esporotricose é uma doença de notificação compulsória no Paraná, conforme Resolução SESA nº 093/2022.

Essa medida fortalece as ações de vigilância da UVZ, contribuindo significativamente para a prevenção e controle de zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, aspectos de grande relevância para a saúde pública na capital paranaense.

Com base na Resolução CFMV 1138/16, a autarquia reforça que é dever do médico-veterinário fornecer informações de interesse público sobre doenças de notificação obrigatória e cumprir prazos para atender solicitações administrativas das autoridades públicas. Além disso, os profissionais podem ser responsabilizados civil e penalmente por ações que causem dano aos pacientes, clientes ou à sociedade.

Para mais informações e notificações, os médicos-veterinários podem entrar em contato pelo e-mail zoonoses@sms.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41 3314-5210). Além disso, a Central 156 também está disponível para o registro de solicitações, podendo ser utilizada tanto por profissionais quanto por cidadãos preocupados com a saúde pública.


Voltar
Top