Americanos finalizam discussões sobre o ensino da Medicina Veterinária

Publicado em: 26/07/2010 10:36 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

Após três dias de palestras e discussões sobre o futuro do ensino da Medicina Veterinária para os próximos 20 anos na América do Norte, a Associação Americana de Medicina Veterinária (AAVMC, sigla do inglês) encerrou, na sexta-feira, dia 17, o terceiro encontro do Consórcio Norte Americano para Educação Veterinária (NAVMEC, sigla do inglês). Participante, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) contribuiu para o tema e colheu informações e metodologias que podem ser aproveitadas pelo Brasil. Para este último encontro, foram sintetizadas as informações das reuniões anteriores e, definidos alguns norteadores para o modelo de educação.

Para o Presidente da Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV), Rafael Gianella Mondadori, as discussões evidenciaram a preocupação de se mudar o perfil dos cursos de Medicina Veterinária nos EUA, formando profissionais mais preparados para outras atividades, além da clínica. Nesse sentido, ele avalia que o terceiro encontro foi o mais rico de todos, pois o Brasil pôde mostrar sua contribuição para o tema.

“Como a Medicina Veterinária dos EUA é eminentemente clínica, o Brasil serviu como exemplo de um país onde a profissão reúne aspectos preventivos, além de saúde pública, produção animal, entre outros”, comentou o Mondadori que acompanhou o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, nas reuniões. Ele também avalia que, a partir das discussões, “ficou evidente que o novo modelo deverá estimular o aprendizado constante dos profissionais, principalmente, devido à velocidade com que a ciência se atualiza”.

A próxima etapa será a elaboração e divulgação de um relatório nacional com as recomendações discutidas nos três encontros sobre o assunto. O material conterá os nove modelos adotados pelas escolas americanas, os quais foram discutidos. “Nós entendemos que esta implementação é fundamental para realizar a mudança necessária na educação Médica Veterinária. Este último encontro nos deixou mais perto da possível mudança”, disse Dean Bennie Osbur, presidente do conselho de diretores do Navmec.

Brasil

Para o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, a participação deste Conselho permitiu que a Medicina Veterinária brasileira se tornasse mais conhecida e respeitada pelos norte-americanos. “Pudemos mostrar que a Medicina Veterinária brasileira tem muito a colaborar mundialmente em todos seus campos de atuação”, comentou. Prova do reconhecimento, foi uma reunião realizada entre diretores da AAVMC e os representantes do CFMV para discutir a possibilidade de parcerias futuras.

O Navmec foi lançado em 2009 pela Associação Americana de Medicina Veterinária e desde então promove a liderança nas discussões do ensino nos EUA. Participam da iniciativa mais de 200 grupos, associações, instituições e entidades da área, além de profissionais e indivíduos interessados no ensino da Medicina Veterinária.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV