Jantar de confraternização será marcado por lançamento de campanhas

Publicado em: 01/09/2010 10:24 | Categoria: Geral | Autor: Ana Maria Ferrarini

O CRMV-PR lançará duas campanhas em Curitiba no dia 17 de setembro. Uma tratará de questões ligadas à guarda responsável de cães e gatos e a outra sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em estabelecimentos veterinários. O lançamento das campanhas acontecerá às 20h, no Restaurante Madalosso, durante jantar de confraternização promovido anualmente pelo CRMV-PR e com o apoio da Anclivepa-PR, Sindivet-PR, SPrMV, Acapameve e Sinzoopar. O evento também tem patrocínio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e Merial Brasil Saúde Animal.

O jantar será por adesão e os convites estão à venda na Sede do Conselho, por R$ 20,00. A cerimônia também marcará o Dia Nacional do Médico Veterinário (9 de setembro).

“O que desejamos com estas ações é conscientizar a sociedade como um todo sobre importância destes temas. A educação é, sem dúvida, a maior aliada, seja na guarda responsável de animais de companhia ou na destinação correta do resíduo veterinário”, diz Masaru Sugai, presidente do Conselho.

Guarda Responsável

A guarda responsável tornou-se nos últimos anos um tema amplamente discutido pela sociedade brasileira, envolvendo necessariamente as categorias da Medicina Veterinária e da zootecnia, pois atuam ativamente na relação homem – animal – meio ambiente.

“Frente a essa nova realidade, a população exige dos gestores públicos e da sociedade como um todo atitudes de manejo adequadas para essas espécies, visando que elas não estejam predispostas a situações de sofrimento. Deve-se lembrar ainda outro viés importante da guarda responsável: a prevenção e o controle de doenças zoonóticas. Entretanto, percebe-se que a população e, inclusive, profissionais de áreas como a saúde, a educação, o meio ambiente, entre outras, não estão bem informados quanto aos princípios básicos e importância da guarda responsável”, comenta o médico veterinário Leonardo Nápoli, coordenador da campanha e presidente da Comissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do CRMV-PR.

A campanha de Guarda Responsável está sendo promovida pelo CRMV-PR com o apoio da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

Resíduos Sólidos

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), com o apoio do CRMV-PR e com a Anclivepa-PR, promoverão um projeto piloto no Paraná em clínicas, consultórios e hospitais veterinários para orientar a população sobre o descarte correto do lixo.

Jantar de Confraternização
Data: 17/09/2010 - às 20h
Local: Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade)
Convites: R$ 20,00 (água, refrigerante e vinho da casa inclusos)