Certificado Veterinário para viagem aos Estados Unidos passa a ser digital

12/Jun/2018

Acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos permite a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI) digital para viajar com cães e gatos ao país norte-americano. Com a mudança, os proprietários dos animais terão acesso ao documento em prazo máximo de 48h após a solicitação. A validade da CVI neste caso é para uma viagem.

Para emitir a CVI digital será necessário criar um usuário de acesso no Portal Brasil Cidadão, abrir a solicitação, fazer upload dos documentos de comprovação dos requisitos sanitários específicos do país de destino e a carteira de vacinação do animal. Depois é só aguardar a validação do Vigiagro e fazer o download do certificado.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) afirma que a expectativa é que o mesmo acordo seja firmado futuramente com os países do Mercosul e da União Europeia. Para os demais países, ainda é necessário comparecer presencialmente ao Vigiagro para entregar a documentação e retirar a versão impressa do CVI.

Mais informações: