CRMV-PR estimula debate para o combate aos maus-tratos a animais em Irati

01/Dez/2017

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná esteve em Irati nesta quinta-feira (30) para conversar com lideranças locais sobre como agir em casos de abandono e maus-tratos aos animais. A demanda para discutir o tema veio dos profissionais da própria região, que disseram não existir um protocolo para estas situações.

A palestra foi ministrada pelo secretário-geral do CRMV-PR, Leonardo Nápoli, no auditório da Câmara Municipal, atraindo desde médicos veterinários e zootecnistas até representantes das secretarias de saúde, meio ambiente, vereadores, ONGs e representantes da imprensa.

“O papel do CRMV-PR na organização de eventos com essa temática é essencial, pois fundamenta as ações e políticas voltadas para a defesa dos direitos dos animais com o conhecimento técnico da medicina veterinária e da zootecnia. Isso vem a reforçar a importância da participação destes profissionais na elaboração e execução de projetos com o objetivo de combater os maus-tratos aos animais”, destacou Nápoli.

Entre as sugestões dadas pelo diretor esteve a criação de um Conselho de Proteção Animal que reúna profissionais de diversas áreas ligadas à causa animal, à saúde e à educação no município. “A palestra foi muito esclarecedora no sentido de estimular a discussão do tema para futuras deliberações”, apontou a médica veterinária Cristina Barra do Amaral Bittencourt, da Agência de Defesa Agropecuária – Adapar.