Comissões do CRMV-PR defendem atuação de veterinários no licenciamento de fauna

19/Jun/2017

As Comissões de Meio Ambiente e Animais Selvagens do CRMV-PR trabalham em conjunto para formular uma proposta de cooperação técnica com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para reforçar a importância da atuação de médicos veterinários no licenciamento ambiental de atividades de manejo de fauna silvestre no Paraná. A minuta do termo foi produzida na última semana, quando integrantes das comissões estiveram reunidos na Sede do Conselho, em Curitiba.

“O objetivo é alinhar as ações para auxiliar o IAP nas questões de licenciamento ambiental de atividades de manejo de fauna silvestre, ressaltando as atividades exclusivas do médico veterinário e cobrando a presença de um responsável técnico registrado no conselho de classe”, explica Rafael Haddad, presidente da Comissão do Meio Ambiente.

O licenciamento de fauna, que antes era atribuição do governo federal através do Ibama, passou recentemente para o governo estadual; no Paraná, a responsabilidade agora é do IAP. Sem médicos veterinários em seu quadro funcional, o instituto vem debatendo com instituições ligadas à área, entre elas o CRMV-PR, para buscar a melhor solução. Por isso a parceria é fundamental, no sentido de unir esforços para capacitar médicos veterinários para a atividade de licenciamento e, ao mesmo tempo, reforçar a importância dos profissionais nesse contexto.